Quem Somos

Notre Dame CECOIA

O Notre Dame CECOIA é uma instituição de ensino gratuito, mantida pela Congregação de Santa Cruz, que oferece Educação Infantil, Ensino Fundamental e Ensino Técnico com bolsas de estudo filantrópicas de 100% e 50%.  Seu objetivo central é a formação de crianças, jovens e adultos através da assistência social da Congregação, tendo seus cursos organizados e dirigidos pela mesma equipe de educadores do Colégio Notre Dame de Campinas.

Localizado na antiga sede do CECOIA I – Rua 15 de Novembro, 75, Centro de Sousas – o colégio possui cinco salas de aula com equipamento multimídia, laboratório de Informática, biblioteca, sala de recepção para alunos, refeitório, cozinha, pátio descoberto, dois parques infantis, quadra coberta, banheiros adultos e infantis, área verde, sala de professores e três salas de coordenação.

Origem

O Notre Dame CECOIA iniciou suas atividades em 2012 com o curso de Educação Infantil, destinado a crianças de 3 a 6 anos de idade. Em 2014 passou a oferecer cursos técnicos de Administração e Logística; já em 2015 deu início ao Ensino Fundamental I, do 1º ao 5º ano. Em 2018, a instituição introduziu também o Ensino Fundamental II com o 6º ano.

A Congregação de Santa Cruz, mantenedora do Notre Dame CECOIA, nasceu no ano de 1837 em Le Mans, na França, após a Revolução Francesa. Ela se originou a partir de um grupo de religiosos leigos, chamados Irmãos de São José, que educavam crianças e jovens nas áreas rurais da diocese de Le Mans, sob a liderança do Pe. Dujarie. Em 1835, Pe. Dujarie adoeceu e entregou a condução do grupo ao jovem Pe. Basilio Moreau, professor do Seminário e líder de um grupo de padres da Diocese denominados Padres Auxiliares, que se dedicavam à educação e à pregação na região de Le Mans. Em 1837, Pe. Moreau uniu os dois grupos, fundando a Associação de Santa Cruz, voltada à educação e à pregação e, já nesse mesmo ano, criou a primeira escola própria: o Colégio Notre Dame de Santa Cruz, no bairro homônimo, em Le Mans. 

A Associação de Santa Cruz cresceu rapidamente na França, expandiu-se para diversos países e, em 1857, foi reconhecida pelo Papa com o nome de Congregação de Santa Cruz.

 

Visão e missão

Pe. Moreau, fundador da Congregação, ao se referir à visão de Educação de Santa Cruz, definia que educar é formar “cidadãos competentes e cristãos compromissados, onde instrução e educação serão postas lado a lado, e a mente não será educada em detrimento do coração”.

A redação vigente de nossa Missão Educacional assim se expressa: 

“Promover a formação multidimensional do educando, fundamentada nos princípios educativos cristãos da Congregação de Santa Cruz, visando à sua atuação consciente e transformadora na sociedade”.