Perguntas Frequentes

Ensino Fundamental I

O cumprimento dos horários estabelecidos pela escola é essencial para o adequado desenvolvimento das atividades e a organização da rotina. A entrada em classe, na chegada, para o Ensino Fundamental I, deverá acontecer até as 7h40 (turmas da manhã) e 13h25 (turmas da tarde). O aluno deverá dirigir-se à sala ao toque do sinal, 5 minutos antes do início da aula.

O aluno que chegar atrasado deverá dirigir-se, necessariamente, a um responsável administrativo, que fará o registro do atraso na Ficha Individual do Aluno e emitirá uma “autorização” de entrada. Será aceita uma justificativa de atraso por mês feita pela família. Atrasos recorrentes são tratados com sanção disciplinar.

O acolhimento aos alunos novos é algo de grande atenção dos educadores do Colégio Notre Dame. Através de ações pontuais que visam facilitar a integração ao ambiente escolar, bem como ao grupo de amigos, os Orientadores e professores propõem situações e atividades que facilitem a apresentação do aluno ao novo espaço, nova rotina e novo ciclo de amizades. As famílias também participam desse processo, trazendo informações que contribuam para o melhor conhecimento desse aluno, colaborando assim para a formação de vínculos sólidos e seguros para ele.

Sempre que necessário, em situações específicas, a Orientadora Educacional e a professora de turma elaborarão um plano de atuação junto à família, visando favorecer o processo de adaptação da criança.

Desde o início da adaptação, professores e Orientadores avaliam o aluno através de um processo de sondagem das habilidades e competências necessárias para a série. Sempre que é percebido algo deficitário ou que necessite de ajustes, a família será chamada para pensarmos juntos na melhor solução e adequação.

No Ensino Fundamental I, utilizamos livros didáticos indicados pela escola e adquiridos em livrarias.

1º e 2º anos: Português, Matemática, Ciências da Natureza, Inglês e Ensino Religioso.

3º ao 5º ano: Português, Matemática, História, Geografia, Ciências, Inglês e Ensino Religioso.

A metodologia do Colégio Notre Dame baseia-se em competências e habilidades, tendo a mediação intencional do professor no processo de ensino e aprendizagem.

Os conflitos fazem parte da natureza humana, portanto estão presentes na escola e são entendidos como oportunidade para melhorar o relacionamento.

Professores e Orientadores Educacionais realizam a mediação das situações de conflito ouvindo as crianças, ajudando a pensar em formas diferentes de resolver as situações pautando-se no respeito ao próximo.

No Colégio Notre Dame, esse trabalho é desenvolvido a partir de três pilares:

  • Prevenção e formação: através de aulas de Orientação Educacional;
  • Acompanhamento do cotidiano: através do atendimento individualizado do aluno nas questões acadêmicas, relacionais e atitudinais;
  • Seguimento das regras disciplinares: através da divulgação e cumprimento das regras estabelecidas no Regimento Escolar. A família sempre é informada e integrada a esse processo.