Notícias do Notre Cecoia

abr
13
2021

Dia do Hino Nacional Brasileiro

Por

No dia 13 de abril é celebrado o Dia do Hino Nacional Brasileiro, mas você sabe por quê? A escolha dessa data deve-se ao fato de que, na noite de 13 de abril de 1831, nosso hino foi tocado pela primeira vez no Teatro São Pedro de Alcântara, na cidade do Rio de Janeiro. Até abril de 1831, o hino considerado “nacional” era o Hino da Independência, composto pelo próprio imperador D. Pedro I.

O responsável pela criação da parte instrumental da primeira versão do hino foi o maestro Francisco Manuel da Silva. A música teria sido composta logo após os acontecimentos que marcaram o dia 7 de abril de 1831, quando o então imperador D. Pedro I abdicou do trono a favor de seu filho. Francisco Manuel era um dos muitos brasileiros contrários a D. Pedro I e compôs o hino para saudar o futuro que viria com o novo imperador nascido no Brasil.

Quando houve a Proclamação da República, em novembro de 1889, os republicanos desejaram a composição de um novo hino para celebrar o novo regime político. O hino permaneceu por algum tempo sem uma nova letra, até que, em 1906, um membro do Instituto Nacional de Música, chamado Alberto Nepomuceno, propôs ao presidente Afonso Pena uma reforma do Hino Nacional Brasileiro. A reforma foi autorizada e um concurso foi feito para eleger a nova letra, sendo o vencedor o professor e poeta Osório Duque-Estrada.

Deixe uma resposta

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *